terça-feira, 3 de setembro de 2013

Tecnologia Assistiva e o uso de acionadores



De acordo com Bersch, (2007, p.31), tecnologia Assistiva é uma expessão utilizada para identificar recursos e serviços que proporcionam ou ampliam habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promovem vida independente e inclusão.

Um desses recursos pode ser os acionadores. Alunos com deficiência física podem apresentar dificuldade de acesso ao computador através dos meios convencionais no controle do mouse e do teclado que priorizam o uso das mãos com movimentos precisos. A escrita também pode estar comprometida em função de descontrole ou ausência de movimento. Estas podem representar importantes barreiras na autonomia do uso dos comandos básicos da informática, na comunicação e conseqüentemente no desenvolvimento dos processos de alfabetização e aprendizagem.

Os acionadores combinados com uma estratégia de varredura e devidamente fixados permitirão que usuários com comprometimentos físicos severos controlem e acessem equipamentos mesmo com movimentos limitados ou mínimos

 Acionadores são chaves colocadas em qualquer parte do corpo, onde o usuário possui algum controle ativo de movimento, ele pode ser ativado com pressão (tocar a mão, o pé, a cabeça), tração (puxar o braço), sopro, piscar, etc. e podem ser selecionados e posicionados conforme as habilidades específicas de movimento da criança, valorizando diferentes habilidades do usuário, são constituídos por um contato elétrico que se mantém ligado ao ser pressionado. O usuário poderá controlar seu computador por meio dos acionadores, quando estes estiverem associados a programas específicos que simulam as funções do mouse e do teclado.

Os acionadores também podem controlar recursos de controle de ambiente, recursos de comunicação alternativa ou brinquedos adaptados. Seu uso está indicado para pessoas com limitações físicas ou àquelas que necessitam de um acesso simplificado ao computador.

Os alunos que apresentam dificuldades para a compreensão das tarefas ou com dificuldades em se organizar diante de periféricos, como o teclado e o mouse, podem também se beneficiar de um acesso que exija apenas um movimento voluntário.

Diversos modelos de acionadores estão disponíveis no mercado internacional de produtos assistivos, estes foram sendo desenvolvidos de acordo com as necessidades de pessoas com diferentes deficiências. Estes recursos foram pensados a partir do tipo de movimento e controle físico que estas pessoas apresentavam, apesar de suas dificuldades.

Os principais critérios para escolher um acionador e determinar a sua formavde suporte envolvem:
  • A posição do usuário: se ele está sentado na cadeira de rodas; em frente a uma mesa ou deitado.
  • O padrão de movimento: um movimento que seja voluntário e que seja consistente seja este com o braço, a cabeça, a perna, o pé ou no caso de não haver um movimento controlado, considera-se os acionadores especializados
  • A localização do controle: onde o acionador pode ser fixado para que possa ser ativado facilmente.

Para a prática do uso de acionadores podem ser utilizados desde programas de apresentação de slides como o Microsoft Office PowerPoint ou o BrOffice.org, impressão para criação de atividades com o uso de imagens e sons personalizadas ou relacionadas aos objetivos do plano pedagógico.

Após identificar o posicionamento do indivíduo, o padrão de movimento e a localização do movimento controlado, a escolha entre os tipos de acionadores indicados ficará mais restrita.


Tipos de acionadores:


Os acionadores podem ser ativados por movimentos realizados com as mãos, dedos, cabeça, olhos ou outras partes do corpo. Podem ainda ser acionados pela voz, sopro,sucção ou contração muscular.


Acionadores de pressão - São acionadores que funcionam pelo movimento de pressão realizado pelo aluno com o auxílio das mãos, dedos, cabeça, pés ou outras partes do corpo. Os dispositivos  acionadores de pressão  simulam  a  ação do botão  esquerdo do mouse.

Existem tipos de acionadores de pressão diferenciados para alunos que utilizam muita força ou para aqueles que possuem um movimento mais suave.



Acionadores de tração - São ativados pelo movimento de puxar. Podem ser colocados em diferentes partes do corpo, de acordo com a habilidade do usuário, como por exemplo:



    o cordão será amarrado no pulso, para o movimento de puxar o braço;

    o cordão será amarrado nos óculos, para o movimento de rodar a cabeça;

    o cordão será amarrado no tornozelo, para o movimento de puxar a perna.




Acionadores por voz - Estes acionadores controlam o computador a partir da percepção de sons. Estão indicados para o trabalho com usuários, como os tetraplégicos, que não apresentam outros movimentos voluntários que possam ser controlados voluntariamente. O acionador percebe os sons através de um pequeno microfone e possui um dispositivo de controle de sensibilidade que filtra os ruídos do ambiente como acionamento.


Acionadores de sopro ou sucção - São acionadores que reconhecem como comandos, o sopro ou a sucção realizados em um canudo ou tubo em contato com a boca do usuário. É indicado para dificuldades motoras severas, como as que apresentam quadros de distrofias ou lesões do tipo tetraplegia.



Acionadores de contração muscular - São acionadores que captam a contração muscular e podem ser colocados em qualquer músculo que realize esta ação voluntariamente. Não é necessário que o usuário seja capaz de realizar o movimento, apenas que seja capaz de comandar a contração do músculo. Esse tipo de acionador apresenta um sensor que é fixado na pele do usuário, com o auxílio de uma fita adesiva. O acionador apresenta um dispositivo de controle de sensibilidade com o qual é possível controlar a intensidade da contração que será percebida como comando.


Acionadores que funcionam com o piscar dos olhos - são acionadores que captam o movimento de piscar dos olhos. O dispositivo deve ser acoplado a uma armação de óculos, com ou sem lentes. Esse tipo de acionador possui um dispositivo de controle de sensilibilidade que deve ser regulado para que não capte o piscar natural dos olhos.


Acionadores artesanais - Os acionadores também podem ser confeccionados artesanalmente pelo professor. A confecção é simples e de baixo custo. 


Para maiores informações sobre construir um acionador artesanal, consulte http://www.tecnologiaassistiva.com.br e http://www.assistiva.com.br

Vídeo:

 
 
Uso de acionador em brinquedo adaptado
 





Fonte:
Tecnologia Assistiva: Recursos de acessibilidade ao computador
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Especial
Brasília, 2007.

Atendimento Educacional Especializado:Deficiência Física
Carolina R. Schirmer et al.
MEC/SEESP
São Paulo, 2007

4 comentários:

  1. Scheila,
    Sua postagem está belíssima! Muito bem fundamentada e com todas as informações necessárias. Parabéns!

    Roseane

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    1. Obrigada Roseane!
      Todos os recursos que promovam uma vida mais independente e maior autonomia para a pessoa com deficiência são importantes.

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  2. Parabéns pela postagem, graças a tecnologia o DF se comunica com o mundo e tem mais autonomia, este recurso favorece muito mais esta inserção.

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  3. De profunda utilidade pública sua pesquisa! Fantástico mesmo. Valeu pela contribuição menina.

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