Pesquisando jogos e atividades que podem ser
usadas para favorecer a aprendizagem do aluno com deficiência, resolvi dividir
o material em três categorias: Os que podem ser confeccionados, os que podem ser
adquiridos com baixo custo e softwares educacionais gratuitos.
ATIVIDADE USANDO CORES
O primeiro passo é confeccionar cartões com
diversas cores . Essa é uma atividade simples, mas que a partir dela pode-se
desenvolver várias outras, para trabalhar individualmente ou em grupo.
Usado para trabalhar, memória, raciocínio lógico,
criatividade, discriminação visual, atenção, concentração, vocabulário e
interação social.
Podemos pedir para o aluno dizer o nome da
cor de cada cartão, fazer uma sequência de cores e pedir para que o aluno
reproduza a sequência, pedir para o aluno dizer onde podemos encontrar essa cor,
em roupas, objetos ou lugares e ainda podemos colocar a face da cor dos cartões
virada para baixo e trabalhar a memória.
Durante o jogo da memória pode-se discutir
estratégias para localizar as figuras no espaço, como a fixação de um ponto de
referência e a observação do entorno de um cartão.
JOGO DE INVERSÃO E ROTAÇÃO
O jogo é constituído de cartões que apresentam um modelo
de três figuras passíveis de rotação ou inversão. A criança recebe as mesmas
figuras desenhadas em círculos. Atrás de cada peça pode ser colado um ímã e o
jogo pode ser executado sobre uma pequena lousa confeccionada com latão.
Trabalha o raciocínio lógico, atenção, discriminação
visual, orientação e localização espaço temporal, pode ser trabalhado com alunos
que fazem inversão de letras, tais como “p” por “q” ou “b” por “d”ou para alunos
que fazem a rotação de letras como, por exemplo, “b” por “q” ou “d” por “p”. O
jogo pode apresentar uma grande variedade de figuras passíveis de inversão ou
rotação, tais como, um bule com o bico do lado esquerdo, um com o bico do lado
direito e um com o bico no centro. Também podem ser utilizadas figuras de
animais, como passarinho, galo, cachorro, sempre em três posições diferentes.
Fonte:
Adaptação e confecção: Eduardo José Manzini, Mônica
Gerdullo e Marilãine Bonaldo
Fonte: Laboratório de Educação Especial “Prof. Ernani
Vidon”, Unesp, Marília, SP.
JOGO DE CARTAS PINGO NO I
O “pingo no i é um baralho de letras
inteligente e divertido, que substitui os naipes e números por letras, com este
jogo podemos trabalhar atenção, lógica, linguagem, memória, raciocínio,
imaginação, criatividade bem como trabalhar regras, interação com o grupo e
enriquecer o vocabulário dos alunos. Trabalhar com alunos que estão iniciando a
aprendizagem da leitura e escrita e reconhecimento de letras.
Existem várias maneiras de utilizar o jogo, podemos
entregar um determinado número de cartas
e pedir para que o aluno forme as palavras que conseguir. Podemos também
entregar um número de cartas e pedir para o aluno formar palavras, descartando
as cartas que não interessam e pegando outras, até formar várias palavras.
Outras opção é ordenar as letras, entregar
letras aleatoriamente e pedir para que o aluno organize a palavra, ou até
entregar algumas letras que forme uma determinada palavra, dar uma dica de que
palavra se trata e ele descobrir do que estamos falando.
No final podemos também pedir para que o aluno lembre
as palavras que formou. O baralho é criativo, assim outras formas de jogar
podem ser pensadas de acordo com cada aluno.
Fonte e outras ideias para trabalhar o jogo:
UNO
O Uno se tornou um jogo popular, bastante
conhecido que todas crianças gostam de brincar, é um jogo que exige bastante
atenção dos jogadores, com valor acessível e muito educativo. Pode auxiliar no
desenvolvimento da interação, sequência, concentração; percepção das cores,
reconhecimento de números, raciocínio Lógico, reversibilidade de pensamento (através
das cartas de ação) e problemas matemáticos de somas simples, quando o jogador,
de acordo com as regras, precisa pegar mais cartas, e a subtração quando o
jogador descarta uma ou mais cartas.
O uno também pode ser usado na avaliação no
que diz respeito a dificuldade de percepção visual e socialização.
O jogo apresenta um folheto de regras, porém
as mesmas podem ser adaptadas de acordo com os alunos. É possível, por exemplo,
adaptar o jogo utilizando apenas as cartas coloridas e excluindo as cartas de
ação. A medida que o aluno vai evoluindo e entendendo a dinâmica básica é
possível acrescentar as cartas de ação e pensar em outras formas de jogar.
Fonte:
BRINQUEDOS POPULARES
Nos dias de hoje vemos muitos brinquedos tecnológicos,
mas os brinquedos populares podem ser ricos para trabalhar questões sensoriais e motoras,
são brinquedos conhecidos por todos e encontrados em feiras e mercados das
cidades do nordeste, podem ser usados para trabalhar coordenação motora fina, equilíbrio, atenção, memória, raciocínio,
além de serem brinquedos coloridos, com movimento, engraçados e que estimulam a
imaginação.
Com brinquedos populares podemos trabalhar em
duplas para fazer jogos de imitação, realizar desafio para controlar os
movimentos (descer a cabeça, deixar o “mané gostoso”, por exemplo, de cabeça pra baixo).
Podemos pedir ao aluno para imitar a postura pedida, usando comando verbal ou
imagem.
Podemos também, imprimir no papel modelos para
trabalhar posição no espaço e relação espacial, podemos usar para trabalhar a
imaginação através de criação de histórias.
Fontes:
http://jeffcelophane.wordpress.com/2011/10/09/o-brinquedo-artesanal-popular-brasileiro/
http://www.miniweb.com.br/artes/artigos/brinquedos_populares.html
BRINCANDO COM ARIÊ
1 e 2
O uso do computador na Sala de recursos
estimula o aluno a desenvolver habilidades cognitivas e intelectuais e a capacidade
de resolução de problemas. Alguns recursos são caros, porém existe
na internet diversos jogos educativos gratuitos para fazer download,
e um deles é Brincando com Ariê.
Existe a versão I e II, que podem ser
trabalhadas desde a educação infantil até os primeiros anos das séries
iniciais. Nele pode-se interagir com joguinhos de alfabetização, matemática,
jogos de colorir, associação de palavras a objetos, entre outros.
Os jogos trabalham a
percepção visual e auditiva, a coordenação motora, atenção, memorização, leitura, lógica, orientação temporal e
espacial, identificação de cores, frutas, noção de números e quantidade,
reconhecimento de letras e autonomia. Pode ser trabalhado em dupla, estimulando
o trabalho colaborativo e o professor de AEE pode mediar fazendo perguntas e
propondo desafios.
Ao sair do software pode-se continuar trabalhando, pedindo para o aluno lembrar das cores trabalhadas, figuras, palavras, descrever os jogos, cenários, desenhar os personagens ou mesmo criar histórias com os mesmos.
Onde baixar:
http://www.krafthaus.com.br/v3/
Amei as sugestões dos jogos, principalmente o que podemos confeccionar, além de ampliar nossos jogos o aluno fica mais motivado com as novas propostas tendo participação efetiva aos atendimentos.
ResponderExcluirAchei bastante interessante as atividades escolhidas, que favorecem a aprendizagem do aluno com deficiência. Gostei da divisão do material: os que podem ser confeccionados e os que podem ser adquiridos, que incluem, jogos de alta e de baixa tecnologias que contribuem com o processo de aprendizagem em sala de recursos multifuncionais.
ResponderExcluirScheila,
ResponderExcluirSua pesquisa está muito bem elaborada com várias opções de jogos que trabalham vários comprometimentos do aluno com deficiência intelectual. Gostei especialmente do jogo de inversão e rotação. Ótima sugestão para os alunos que fazem a inversão de letras.
Parabéns!
Sugestões maravilhosas e de baixo custo! Sabemos que há muitas salas sem recursos, não é mesmo? E você vem com essa máxima de que menos vale mais! Muito bom!
ResponderExcluirScheila amiga seu blog está muito bom. As atividades postadas por você, muitas delas novidade para mim e bem criativas e esclarecedoras, com elas podemos desenvolver os aspectos cognitivos do nosso aluno com DI. Parabéns!
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