Na 3ª semana do curso o objetivo foi refletir sobre os diferentes papéis em EAD, os desafios e as dificuldades da modalidade.
Para isso realizamos a leitura de dois textos disponíveis na
Web, ambos de autoria de José Manoel Moran* e em seguida elaboramos um pequeno texto dando nossa opinião sobre as conquistas e dificuldades em ser um aluno a distância .
Web, ambos de autoria de José Manoel Moran* e em seguida elaboramos um pequeno texto dando nossa opinião sobre as conquistas e dificuldades em ser um aluno a distância .
Como aluna, não há dúvida que o Ensino a distância
trouxe muitas conquistas; a flexibilidade de acesso, possibilidade de
interação e participação, permitindo superar as paredes da sala de aula
com a troca de idéias com alunos de outras cidades, intercâmbio entre os
educadores e o compartilhamento de experiências em comum, que pode
tornar o ensino mais democratico e dinâmico.
Acredito que a dificuldade, em alguns momentos, pode residir no contexto, ou seja, a maneira como professor e aluno se relacionam com a aprendizagem, sendo um grande desafio como aluna, a consciência da necessidade de desenvolver a autoaprendizagem e de organizar o tempo, e do professor manter, mesmo distante, a motivação do aluno, guiando, norteando a aprendizagem, como diz Larrosa, abrindo o livro, convocando os alunos para que, com base em seus conhecimentos próprios participem de forma crítica e com suas reflexões da experiência da leitura feita em comum, não buscando um único ponto de vista, mas aproveitando as diferenças e buscando multiplos significados para o que se aprende.
Quando se fala em EAD sempre existe a pergunta se as novas tecnologias irão substituir às formas anteriores de ensino, acredito que elas complementam-se aumentando consideravelmente as condições de aprendizagem com as várias alternativas que oferecem. Vejo também que escolher as informações verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades que as novas tenologias nos oferece e a compreendê-las de forma cada vez mais abrangente e profunda também é um desafio, ou seja, tanto a educação à distância como a presencial tem como grande desafio favorecer e estimular a reflexão e a participação crítica dos alunos.
Acredito que a dificuldade, em alguns momentos, pode residir no contexto, ou seja, a maneira como professor e aluno se relacionam com a aprendizagem, sendo um grande desafio como aluna, a consciência da necessidade de desenvolver a autoaprendizagem e de organizar o tempo, e do professor manter, mesmo distante, a motivação do aluno, guiando, norteando a aprendizagem, como diz Larrosa, abrindo o livro, convocando os alunos para que, com base em seus conhecimentos próprios participem de forma crítica e com suas reflexões da experiência da leitura feita em comum, não buscando um único ponto de vista, mas aproveitando as diferenças e buscando multiplos significados para o que se aprende.
Quando se fala em EAD sempre existe a pergunta se as novas tecnologias irão substituir às formas anteriores de ensino, acredito que elas complementam-se aumentando consideravelmente as condições de aprendizagem com as várias alternativas que oferecem. Vejo também que escolher as informações verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades que as novas tenologias nos oferece e a compreendê-las de forma cada vez mais abrangente e profunda também é um desafio, ou seja, tanto a educação à distância como a presencial tem como grande desafio favorecer e estimular a reflexão e a participação crítica dos alunos.
*Texto 1: O que é um bom curso a distância?
Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/bom_curso.htm
*Texto 2: Contribuições para uma Pedagogia da Educação on-line
Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/contrib.htm
Adorei menina o seu blog! Criativo, inteligente e com conteúdo feito você!
ResponderExcluir