sábado, 3 de agosto de 2013

O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO AEE



  



 O professor do AEE tem como papel elaborar estratégias  levando em conta as necessidades especifícas do público alvo da sala de recursos, identificando dificuldades, potencialidades e organizando  estratégias  para promover a  autonomia, participação e desenvolvimento do aluno na escola e em outros ambientes, bem como trabalhar nos atendimentos atividades que estimulem o desenvolvimento dos processos mentais: atenção, percepção, memória, raciocínio, linguagem entre outros, ações que terão repercussão positiva no desempenho do aluno na sala regular.  
É importante também que o professor de Sala de recursos estabeleça articulação com os professores da sala de aula regular e comunidade escolar, possibilitando também espaços de discussão com o intuito de buscar estratégias que possam garantir a participação dos alunos atendidos na Sala de Recursos nos ambientes e ações escolares. Dessa forma o AEE, visa o acesso ao conhecimento, permitindo ao sujeito sair de uma posição passiva diante da aprendizagem para uma posição ativa.
O estudo de caso é de suma importância para que essas ações sejam efetivadas, pois é a partir do estudo de caso que o professor do AEE identifica os elementos centrais, analisa aspectos motores, afetivos, sociais e cognitivos, recolhendo informações sobre as características o aluno, do seu meio e da relação entre os dois, que ajudam a traçar seu plano de atendimento.
O plano de atendimento contribui para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno pois é elaborado com o intuito de contemplar as reais necessidades do aluno, possibilitando um melhor desenvolvimento do mesmo. Para realizá-lo o professor deve conhecer o aluno e suas especificidades, para organizar ações  e situações que favoreçam  e potencializem o desenvolvimento do aluno
Desse modo, o AEE é um elemento importante na aprendizagem dos alunos com deficiência, contribuindo para que o seu direito de aprender seja garantido levando em conta as diversidades e valorizando as diferenças.






2 comentários:

  1. Olá Scheila,
    Gostei do seu texto sobre as colocações sobre o papel e a importância do atendimento educacional especializado – AEE, onde você destaca a importância da elaboração das estratégias necessárias ao trabalho com o público alvo do AEE, levando em conta as necessidades específicas, como também identificando dificuldades e potencialidades de modo a promover a autonomia, participação na vida escolar e fora dela. Você destaca a articulação do profissional do AEE com os profissionais da sala regular para que o aluno se desloque da posição passiva para uma posição ativa. Coloca que o estudo de caso identifica elementos centrais, analisa aspectos motores, cognitivos, sociais e afetivos. Você finaliza ressaltando a importância que o plano apresenta sobre as reais necessidades do aluno. Um abraço. Regina Celia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Scheila, suas colocações neste texto estão bem claras sobre o atendimento do AEE, citando a importância de cada passo a ser seguido para este atendimento ao nosso público de crianças com deficiência, e dificuldades na aprendizagem, deixando bem claro como é importante a parceria estre o professor da sala do AEE com o professor da sala comum, para o melhor desenvolvimento do nosso aluno. Parabéns!

    ResponderExcluir